contador de visitas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"Quem disse que açucar e afeto não podem curar..."

É com este trecho da faixa 8 do mais novo álbum de Vanessa da Mata que intitulo este post: Bicicletas, bolos e outras alegrias. A música dá título ao cd e ela mesma diz a respeito da dificuldade de se criar um título para um álbum, que é o mais autoral de sua carreira.
O cd está repleto de canções que tratam sobre o quotidiano, amor, alegria...
A primeira faixa é "O tal casal", uma canção lindíssima, com uma melodia tão doce e uma letra impecável; para casais apaixonados é uma boa pedida!

Logo depois vem a divertida "Fiu Fiu", que faz uma crítica às mulheres que se importam em se vestir bem para que outras mulheres( "inimigas todas" que a Vanessa as nomeia) a invejem. Fiu fiu é um deboche, na verdade, com os homens que paqueram as mulheres com "cantadas baratas", como a própria compositora descreve e fala de uma situação inusitada quando uma mulher passa por uma construção e os caras que trabalham naquela, assobiam e mexem com a personagem da música.

Depois Vanessa canta o amor e se declara de uma forma muito linda em "Te amo". Uma declaração de amor muito sensata, por sinal. Melodia bonita, letra riquíssima e que toca o coração.

"Meu aniversário" é a quarta faixa. ÓTIMA! Uma letra super alto astral, onde ela parabeniza os próprios filhos Bianca, Felipe e Micael. Trata de um momento feliz na vida de todos nós: a comemoração do próprio aniversário. Para alguns, não é um momento para se comemorar, mas para Vanessa sim. Ela descreve planos para o futuro para si e um futuro a dois. É mágico!

Em seguida vem a declaração de amor daquelas pessoas que amam àqueles que não os merecem com "Vê se fica bem". Muitos já passaram por uma situação parecida... Na verdade, a canção soa mais como uma crítica a esses que temem assumir uma relação e mesmo assim, a pessoa envolvida e que sofre com isso, perdoa tudo e continua amando ao parceiro(a) com a mesma intensidade ou até mesmo maior que outrora. Uma canção para se refletir e acredito que muitos se identificarão.

"Bolsa de grife" é a próxima. Uma grande crítica a sociedade capitalista e ao consumismo. Para uma satisfação pessoal, muitos acabam comprando coisas que podem não ter utilidade alguma naquele momento, ou talvez tenha uma utilidade, mas não há necessidade de tê-la agora. Esta situação acontece nesta canção, quando a personagem compra uma bolsa de grife que "prometera" diversas coisas para ela que acaba se frustrando por não ter mudado em nada sua vida após a compra, a não ser a grande dívida que adquiriu por tê-la comprado. Sensacional, com um ritmo contagiante, quente e uma letra catártica.

"As palavras" é a sétima faixa do cd e tem uma letra muito bonita. A melodia não me atrai tanto, acho que por isso escuto pouco esta música, mas vale a pena para uma reflexão sobre o poder que tem as palavras.

A faixa 8 trata-se da já mencionada "Bicicletas, bolos e outras alegrias". PERFEITA! A cara da Vanessa esta música, pois trata do prosaico, o que ela mais gosta de escrever. É muito simples: o famigerado bolo da vovó, desta vez é a avó de Vanessa (Sinhá, cantada outrora por Maria Bethânia numa canção feita por aquela). Esse bolo tem "poderes"... E todos esses "poderes" serão cantados nesta canção. Ele faz com todos que provam dele se apaixonem "Do flamengo ao Corinthians." É poética! Letra rica, melodia contagiante... Tudo em perfeita sintonia.

"Vá" é um grito de liberdade para quem quer se livrar de uma relação que o aprisiona. Uma mensagem bonita e bem objetiva para aquele que um dia fez alguém sofrer, que não deu valor a quem era perdidamente apaixonado, uma verdadeira lição!

"Moro longe" é a canção de número 10 do cd. Uma letra divertida, melodia animadinha... Boa música.

Já "O masoquista e o fugitivo" é carregada de palavras muito duras para quem está terminando um relacionamento. Mas o realismo conferido à letra é que dá o charme da canção, coisa bem comum também em Vanessa da Mata. A melodia não agrada muito... melosa demais, talvez.

E por último, a faixa 12 é uma parceria com Gilberto Gil. Letra bonita, bem interessante.
Remete as letras do Djavan com o seu "culto à natureza". Nela, na verdade, não chega a ser cultuada, mas tão somente cantada a natureza e em alguns momentos, servindo como mero pano de fundo. Agradável.

Enfim, é uma verdadeira obra-prima. Pra quem já conhece o trabalho da cantora e compositora, só tem elogios à este álbum sensacional e divisor de águas na carreira da Vanessa por ser mais autoral, mais a sua cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário