
O solista é um filme que fala de uma amizade entre um jornalista, Steve Lopes, interpretado por Robert Dowey Jr e um morador de rua, Nathaniel Ayers, interpretado por Jamie Foxx.
Dois personagens muito marcantes e atuações brilhantes de ambos atores.
Na verdade, o filme explora as virtudes esquecidas por nós, seres humanos, que estamos acostumados a assistir filmes que critica sempre os defeitos que cultivamos.
Lopes era uma jornalista solitário, de muito prestígio. Mas faltava alguma coisa em sua carreira para sentir-se realizado. Foi então que conheceu Nathaniel, e passou a ficar encantado com sua forma simples de viver, mas ao mesmo tempo tão rica, afinal de contas era uma pessoa tão sábia, tão cativante... A partir de então, decidiu escrever sobre ele em sua coluna e posteriormente, escrever um livro sobre sua vida.
A melhor cena deste filme, dentre tantas, foi quando Ayers teve um surto psicótico durante uma apresentação importante. Uma cena forte, com alto teor dramático e com uma interpretação singular de Foxx.
Cabe salientar que o mais bonito dessa amizade é que Lopes nunca desistiu de Ayers. Acreditando sempre no seu potencial e que poderia tirá-lo das ruas. E conseguiu. Só que ele não se deu conta que além de ter mudado a vida deste homem, durante todo esse período que esteve com o solista, sua vida também mudara.
Um filme lindo, emocionante, cheio de cenas marcantes, incríveis e um elenco primoroso. Assistam!